29 de nov. de 2007

Caindo na rotina? Automator te dá uma força!

Cansado de fazer trabalhos repetitivos no computador? Anda com aquela impressão de que o computador vem te dando mais trabalho que te ajudando? Já passei por isso quando usava pc com Windows, passava horas fazendo coisas repetidas e morrendo de vontade de poder apertar um botão e o computador sair fazendo o trabalho por mim. Oras, o pc pode enviar emails por você, fica horas baixando arquivos, filmes e tudo o mais da internet sem a sua presença, pode até durante a sua ausência ajudar em pesquisas super importantes, como a busca pela cura do câncer porque que ele não pode renomear, redimencionar, mover, converter e etc por mim? Isso não é preguiça é apenas questão de coerência, o computador é uma máquina destinada a facilitar as nossas vidas e não nos encher de trabalho a ponto de não podermos mais desgrudar dele.

Ao mudar de plataforma, do Windows pro Mac, tive uma grata surpresa que atende pelo nome de Automator, é um programinha, ou melhor, um programão que o pessoal da Apple nos deu! Com ele você poderá criar fluxos de trabalho para realizar aquelas tarefas chatas e repetitivas que andavam tomando muito do seu tempo. As possibilidades são enormes, você pode criar um simples fluxo de trabalho pra renomear as suas fotos até um super-fluxo de trabalho pra fazer coisas bem mais complexas, como por exemplo dar uma arrumada no sistema.

abaixo uma simples mostra do Automator em ação, convertendo imagens TIFF para JPG. Um excelente site pra quem desejar turbinar a sua vida com o Automator é o Automator World, lá você encontrará milhares de fluxos de trabalhos, ações e dicas pra quem ficar boiando no assunto! Em outro momento irei postar aqui alguns tutoriais pra vocês começarem a criar seu próprios fluxos de trabalho.


Nenhum comentário: