17 de nov. de 2008

Vergonha nacional: até o Lula vê filme pirata!

Hoje fiquei mais triste ainda ao ler a notícia que vi na BBC: até o presidente Lula já viu um filme pirata, não que eu espere coisa boa dele, afinal de contas o que esta figura e seus petralhas podem ofercer de bom ao nosso saqueado país?

Me deixou triste não o fato do nosso querido presidente ter assistido a um DVD pirata, e sim o fato do governo atual, assim como os anteriores, não mexer um dedo para reverter uma situacão grave que assola o país: a pirataria.

A pirataria foi a responsável pela falência da indústria de jogos no brasil, com uma previsão inicial de atingir a marca de 1 bilhão de dólares neste século, a indústria nacional de jogos morreu há muitos anos. A Tectoy que fabricava e distribuia os consoles da SEGA por aqui teve que mudar de ramo pra não fechar, a Playtronic, jointventure entre Estrela e Gradiente, deixou de existir, os consoles Nintendo que ela trazia pra cá sumiram do mapa, a Sony foi mais esperta e não caiu na cilada nacional e nunca lançou seus consoles oficalmente por aqui.

Depois de muitos anos sem um video-game oficialmente lançado aqui, a corajosa Microsoft lançou o X-Box, na tentativa de nadar contra a maré. A era do video-game morreu faz tempo, graças aos camelôs cheios de jogos piratas e ao marasmo do governo que simplesmente cruzou os braços. Agora temos a seguinte situação: 94% dos jogos pra PC e quase 100% dos jogos de video-game vendidos no país são piratas, como alguém em sã consciência venderia suas criações por aqui?

Hoje vejo que a próxima vítima da pirataria é indústria de filmes em DVD, se nada for feito, esta indústria terá com certeza o mesmo destino que a indústria de jogos. E com o presidente dando uma força, não vai demorar.

Pensem bem: você compra um jogo / filme pirata, a equipe que o produziu deixa de ganhar e perde o interesse em lançar suas próximas criações por aqui. Se você continuar comprando pirataria, em pouco tempo teremos uma situação semelhante à dos jogos com os filmes: nenhum filme novo será lançado por aqui, os cinemas fecharão e o seu DVD player ficará jogado às traças, seja inteligente e páre de comprar pirataria.


fique por dentro lendo aqui e aqui e nas próximas eleições seja esperto e não vote em petista!

Nenhum comentário: