8 de jan. de 2009

SongSmith: a nova cria da Microsoft

songSmith

Saiu hoje dos laboratórios da Microsoft um novo software chamado SongSmith, que irá dar aos músicos casuais e profissionais um novo modo de agilizar a criação musical. Por U$29,90 você terá este Studio musical no seu pc.

Basicamente, o software processa o pico e o tom do que entra pelo microfone e então deixa o usuário ouvir como ficaria se ele colocasse um piano, bateria e teclado. A Microsoft espera abrir um novo caminho para a inspiração de compositores de plantão, que poderão usar o software para criar músicas de caraokê e se divertir com amigos e parentes.

O SongSmith permite que o usuário altere o som completamente usando vários modos de ajuste, níveis de volume, tempo e quais instrumentos serão usados. Os usuários poderão tabém comprar novos instrumentos virtuais da Garritan, o que poderá mudar drasticamente o som produzido. Cada instrumento comprado virá num instalador especial que será automaticamente adicionado ao SongSmith. Dan Morris dos Labs Microsoft disse que este poderá eventualmente se tornar um bom mercado para os profissionais, que poderão fornecer trilhas, batidas e instrumentos virtuais, apesar do software usar um formato exclusivo e fechado.

songSmith

SongSmith poderá ser adquirido na loja online da Microsoft. Morris disse ainda que não há planos para integrar o software em alguma suite maior voltada à produção musical. A Apple oferece já há algum tempo um software similar chamado GarageBand que já foi testado por mim há alguns anos e até hoje o uso eventualmente para fazer alguns efeitos de áudio básicos.

O ponto positivo do SongSmith é a capacidade de prover acompanhamento total de forma automática quese que em tempo real. Morris disse que o obstáculo maior é justamente a programação que faz a mágica, enchergando a melodia do usuário e fazendo a compensações de acordo. Ele disse também que uma versão on-line será possível em breve.

Mais um ponto pra Microsoft por trazer à luz algo realmente interessante! StoreMicrosoft

Nenhum comentário: