1 de abr. de 2008

Controle o celular sem toca-lo!

Nas minhas andanças pelo "Youtuba" achei esse vídeo no mínimo interessante, onde os camaradas controlam seus celulares através de gestos em frente à câmera. Mistério? Mágica? Fake? Bom, segundo as explicações, o fato se dá pelo processamento de imagens e pelo de algoritmos que identificam os movimentos e passam os comando relacionados ao gestos pra interface do celular, simples assim!
Essa tecnologia está voltada aos games, mas o vídeo mostra que ela é capaz de controlar praticamente tudo no celular, galeria de imagens, music player e pode-se até navegar pela interface do aparelho (acredito nisso, apesar de não ter sido mostrado no vídeo). Ela funciona tanto com a câmera principal do celular como com a câmera VGA pra vídeo conferência presente nos celular 3G e parece ser mais promissora que a tecnologia do acelerômetro (se você não sabe do que estou falando, corra até uma loja e faça um test-drive com o Nintendo Wii).
Apesar de interessante ela não é nenhuma novidade, já vi alguns games pra celular com reconhecimento de imagens, mas na ocasião eles reconheciam cores e algumas silhuetas, esses caras realmente deram uma aperfeiçoada e tanto. Acho que a partir desse ponto teremos uma nova geração de games, cada vez mais interativos.


Nenhum comentário: