6 de fev. de 2009

Tá esperando o que pra fazer o maldito backup?

Sinto lhes informar, mas a desgraça cibernética um dia acontece. Aquele vírus cabuloso vai infestar seu pc com windows, o disco rígido vai inventar de morrer no seu macbook, os arquivos naquele notebook com linux vão virar fumaça. Infelizmente essa é a realidade amigos: o hardware nunca vai acompanhar a virilidade do software e cedo ou tarde ele vai morrer te deixando sem nada.

Felizmente você é esperto e faz backups... O que? Não tem backup? Então corre e vai fazer um já!

Pra começar qualquer pen drive serve, um software de backups também ajuda na hora de agendar os backups "salvação-da-lavoura", se forem gratis melhor ainda, por isso lhes apresento o Virtos pra Windows, ele é de graça, em português e suporta backups automáticos, em CD, DVD, ftp, pen drives e discos rígidos.

Pra Mac há o Time Machine, nativo no Leopard, e o Apple Backup pra quem comprou o .Mac e guardou o CD que veio junto. Claro que há várias outras opções de software pras duas plataformas, sintam-se livres pra escolher a que melhor se adaptar às vossas necessidades. O pessoal do mundo Linux não está desamparado, há uma quantidade bem grande de softwares pra backup disponíveis.

Se você possuir um disco rígido externo melhor ainda, mais espaço significa mais backups. E se possuir mais de uma mídias removível, melhor, afinal quem tem apenas um backup não tem nenhum

Mas, se você é daqueles que torcem o nariz ao pensar em ter mais um programa instalado no pc, ou simplesmente não possui nenhum outro local que sirva pra fazer backup, há também as opções online pra isso. Uma delas é o Mozy, que te dá de bandeja 2GB na faixa pros seus backups! Infelizmente mais que isso só pagando mesmo. Apple oferece o MobileMe, que além de backup oferece um punhado de outras opções tanto pra usuários Windows quanto pra Mac. A Microsoft está a ponto de lançar algo parecido também.

Quer backup acima de 2GB de graça online? Tem também, sabe o Gmail? Uma conta desse email pode ser usada como backup online também. Basta criar uma nova conta e usa-la como um drive via Windows Explorer. No Mac há algo parecido também. Pra Linux achei o PHPGmailDrive, não o testei mas parece que funciona de maneira parecida aos citados anteriormente.

Como podem ver não faltam opções nem recursos pra facilitar os backups, portanto corra e faça os seus antes que o seu Hdd morra e seu arquivos vão junto!

Nenhum comentário: