21 de out de 2009

Google planeja novo serviço de músicas


A ser lançado dia 28 próximo, o novo serviço da gigante Google talvez possa se tornar um concorrente de peso ao universo iTunes.

O serviço de entrega de músicas está sendo comentado por diversas fontes e a empresa estaria trabalhando duro nas últimas semanas para garantir conteúdo de grandes selos no lançamento. Uma dessas fontes se referiu ao serviço como Google Audio.

As informações são ainda muito vagas, conforme nota publicada pelo TechCrunch, mas o site informa que o serviço será bem diferente do já existente na China, lançado ano passado, onde os usuários podem buscar músicas e baixa-las de graça.

Este novo serviço estaria disponível inicialmente para os usuários norte-americanos e ainda não está claro se as músicas serão oferecidas via streaming, download ou os dois. Atualmente o Google já possui um mecanismo de busca para músicas, que pode ser usada acrescentando o texto "music:" antes da palavra chave a ser buscada (exemplo), mas as músicas não estão disponíveis nem para download nem para serem ouvidas via streaming.

A única saída agora é ficar de olho nas novidades que forem aparecendo e aguardar até dia 28 e ver se este novo serviço realmente poderá se tornar uma ameaça ao império iTunes.

17 de out de 2009

Apple poderá estragar o dia da Microsoft?

Lançamento do Windows Seven é visto pela Jobs & Co. como uma oportunidade para atrair novos Mac users.

A indústria da informática se prepara para o lançamento do que muitos consideram como a melhor versão do windows dos últimos anos, que deverá acontecer dia 22 de outubro. E a Apple, a maior concorrente da Microsoft, pretende aproveitar este lançamento para aumentar as vendas. "É uma oportunidade muito boa para nós", disse Phil Schiller, vice-presidente senior de marketing da Apple.

A empresa de Cupertino vê o Windows 7 como uma grande oportunidade de conquistar usuários de pc. Espera-se que milhões de usuários de pc vão às lojas no próximo ano para um upgrade em suas máquinas, visto que o Windows Vista foi tão mal comentado que muitos destes usuários simplesmente preferiram permanecer com suas máquinas antigas rodando o Windows XP, SO de oito anos de idade, a migrar pro Vista.

A BusinessWeek informou que a Apple pretende lançar publicidade destinada a atrair estes usuários pro mundo da maçã. Provavelmente esta campanha irá falar das muitas virtudes do Mac OS-X e que Macs são os mais adequados no uso em conjunto com seus iPods e iPhones. Talvez mostre como pode ser complicado o processo de migração do XP pro Seven. "Qualquer usuário que lê todos os passos(para fazer a migração) provavelmente irá surtar. Se você tem que passar por tudo isso, porque simplesmente não compra um Mac?", disse Schiller.

Schiller não falou se a Apple planeja reduzir preços, atitude esta que certamente atrairia muito compradores. Ele lembra que a empresa já possui programas para aixiliar os usuários pc a migrar. Quem paga os 99 dólares anuais do One to One podem levar seus pc antigos até uma Apple Store e ter todos os seus arquivos transferidos pro Mac novo.

A Apple está tranquila e muito confiante de que o mundo tecnológico caminha em sua direção. "Nós já passamos por estas transições antes, e não importa como você olha pra ele, isso ainda é Windows," disse Schiller.

Fontes: BusinessWeek
e 9to5mac

8 de out de 2009

AT&T abre a sua rede 3G aos Aplicativos Voip do iPhone

Usuários do Skype e outros serviços voip poderão agora usar a rede 3G da operadora

Esta semana a AT&T, empresa de telefonia móvel norte-americana, abriu a sua rede 3G para ligações voip realizadas a partir do iPhone, voltando atrás de sua atitude anterior, que era impedir tais ligações.

Como nem tudo são flores, esta decisão afeta apenas o aparelho da Apple, demais aparelhos continuarão impedidos de usar serviços voip na rede da operadora. Ates de tal decisão, os clientes da operadora só poderiam realizar chamadas voip utilizando uma rede wi-fi.

A empresa notificou a Apple e a FCC, órgão regulador do setor de comunicações norte americano, de sua decisão e publicou ainda uma nota em seu site, onde o presidente da empresa justificou o porque de somente o iPhone ser beneficiado com a decisão. Segundo ele, a decisão foi baseada em prévia comparação do comportamento de seus clientes que possuem iPhone com diversos outros aparelhos oferecidos pela empresa.


Fonte: informationweek

6 de out de 2009

Efeitinho especial no Finder

Efeitos visuais são legais de ver e mostrar pros amigos. Eis aqui um simples e talvez inútil efeito pra ser ativado e usado no Finder: O que ele faz é basicamente permitir que você veja o conteúdo de uma pasta via QuickLook, tornando-a transparente, como na imagem abaixo:

Finder's visual effect

Além de exibir o conteúdo, este efeito exibe o conteúdo numa espécie de slide show, bem interessante de ver e mostrar!
Para ativa-lo, basta digitar o seguinte comando no terminal e reiniciar o Finder:


defaults write com.apple.finder QLEnableXRayFolders 1

Para desativa-lo, troque o número 1 por um 0 (zero)


Bem simples, bonito e inútil! Mas que é legal ha isso é!