17 de nov de 2008

Vergonha nacional: até o Lula vê filme pirata!

Hoje fiquei mais triste ainda ao ler a notícia que vi na BBC: até o presidente Lula já viu um filme pirata, não que eu espere coisa boa dele, afinal de contas o que esta figura e seus petralhas podem ofercer de bom ao nosso saqueado país?

Me deixou triste não o fato do nosso querido presidente ter assistido a um DVD pirata, e sim o fato do governo atual, assim como os anteriores, não mexer um dedo para reverter uma situacão grave que assola o país: a pirataria.

A pirataria foi a responsável pela falência da indústria de jogos no brasil, com uma previsão inicial de atingir a marca de 1 bilhão de dólares neste século, a indústria nacional de jogos morreu há muitos anos. A Tectoy que fabricava e distribuia os consoles da SEGA por aqui teve que mudar de ramo pra não fechar, a Playtronic, jointventure entre Estrela e Gradiente, deixou de existir, os consoles Nintendo que ela trazia pra cá sumiram do mapa, a Sony foi mais esperta e não caiu na cilada nacional e nunca lançou seus consoles oficalmente por aqui.

Depois de muitos anos sem um video-game oficialmente lançado aqui, a corajosa Microsoft lançou o X-Box, na tentativa de nadar contra a maré. A era do video-game morreu faz tempo, graças aos camelôs cheios de jogos piratas e ao marasmo do governo que simplesmente cruzou os braços. Agora temos a seguinte situação: 94% dos jogos pra PC e quase 100% dos jogos de video-game vendidos no país são piratas, como alguém em sã consciência venderia suas criações por aqui?

Hoje vejo que a próxima vítima da pirataria é indústria de filmes em DVD, se nada for feito, esta indústria terá com certeza o mesmo destino que a indústria de jogos. E com o presidente dando uma força, não vai demorar.

Pensem bem: você compra um jogo / filme pirata, a equipe que o produziu deixa de ganhar e perde o interesse em lançar suas próximas criações por aqui. Se você continuar comprando pirataria, em pouco tempo teremos uma situação semelhante à dos jogos com os filmes: nenhum filme novo será lançado por aqui, os cinemas fecharão e o seu DVD player ficará jogado às traças, seja inteligente e páre de comprar pirataria.


fique por dentro lendo aqui e aqui e nas próximas eleições seja esperto e não vote em petista!

15 de nov de 2008

Processadores do amanhã hoje

AMD e Intel se preparam para lançar novos processadores com muitas novidades, vejamos um rápido resumo sobre eles:

A Intel lançou os chips Core i7, como serão conhecidos os "Nehalem".200px-Corei7

A ausência do FSB ("Front Side Bus"), paralelo, substituido pelo "Quick Path Interconnect", serial, é uma das principais novidades. Aproximando-se ainda mais da "visão AMD do mundo", a Intel também integrou o controlador de memória ao chip, suportando o padrão DDR3. O "HT" (Hyper Threading) voltou, o que significa que, para o sistema operacional, aparecerão 8 núcleos.

O chip de quatro núcleos "reais" tem menos transistores que seu antecessor, da família Core 2: são 731 milhões contra 820 milhões, mas a área do "dye" aumentou: são 263 mm². Além disso, todos os núcleos agora estão no mesmo "pedaço" de silício e não são mais "chips separados, encapsulados juntos".

Bom, melhor preparar os bolsos pois o upggrade será completo, o socket dos novos processadores será outro, para desespero de muitos as placas mãe e memórias atuais não servirão mais, ou seja: você que comprou este ano o seu tão sonhado PC Core2Dou dançou! Perdeu dinheiro se pensou "quando sair novos processadores compro só ele" e o pior de tudo: sempre que sai novidade os atuais caem de preço assustadoramente.

Já a AMD prometeu o Fusion pro ano que vem, tomara que realmente saia do papel pois n teoria ele é bem interessante:

A arquitetura Fusion é uma proposta diferente. Uma CPU heterogênea, composta de aceleradores específicos dentro dela. Por exemplo, ao invés de ter 4 núcleos "genéricos", seria melhor ter 2 núcleos construídos como uma GPU, com vários processadores "shader" internos. A vantagem é poder processar vídeo dentro do mesmo núcleo, assim como efeitos de física, cálculos matemáticos, entre outros.

Resumindo: com um Fusion será possível, pelo menos em teoria, decodificar vídeo como se estivesse usando uma GPU dedicada, converter áudio como se estivesse usando um chip específico e por aí afora. Bem interessante pois assim se usariam menos chips numa máquina, economizaria energia, o tamanho e peso seriam reduzidos e assim o preço, mais importante, cairia. Tomara que se torne realidade a idéia da AMD.


Saiba mais
Alguns textos foram retirados
daqui e daqui

7 de nov de 2008

Palit Radeon HD 4870 X2

Seguinte, acabei de escolher o que eu quero de presente de natal!

Quero uma Palit Radeon HD 4870 X2, ou simplesmente Revolution 700 Deluxe como prefere chamar a fabricante desta placa monstra.

Esta nada mais é que a aceleradora gráfica mais poderosa do mundo em produção, a coisinha é a placa com GPU único mais poderosa do momento. No entanto, a Palit Revolution 700 Deluxe vem com duas GPU overclocadas para 700Mhz, 2Gb de GDDR5 a 3.8Ghz, o que a torna capaz de processar mais de 2.4 TeraFlops por segundo! Os outros fabricantes de aceleradoras gráficas que se cuidem pois tem gente graúda no pedaço!

Ela é equipada com o sistema de memória mais avançado do momento, fornecendo no mínimo duas vezes mais largura de banda que a versão anterior, e não vamos nos esquecer que ela vem com 2Gb de memória, muito mais que a maioria dos pc's brasileiros oferecem. Tudo isso deve esquentar um bocado, por isso que a Palit colocou no pacote dois fans inteligentes e quatro heat pipes. A desvantagem, claro sempre tem, é que a gracinha ocupa "apenas" três baias do gabinete, é, ela é monstra até no tamanho!

Matéria original

Fotos do brinquedo:


Radeon HD 4870 X2

Radeon HD 4870 X2

Microsoft se engana e divulga duas datas pro Windows 7

Bom, se voc^e 'e como eu e fica ligado nas novidades tecnol'ogicas, deve ter percebido que a microsoft tem agora duas datas pro lançamento do Windows 7. Uma, divulgada por um relações públicas da empresa, seria no começo de 2010, outra, divulgada pelo resto do mundo, seria ano que vem mesmo.

Este esforço em deixar as coisas o mais transparente possível seria para evitar o fiasco do Windows Vista com relação à opinião pública. Eu vou apostar mesmo em 2009, acredito que a empresa precise deste lançamento para melhorar a sua imagem, arranhada pelo Vista, diantes de seus consumidores, além disso, se o chefe disse que sai em 2009, então esse negócio vai ter que sair.

Matéria na íntegra.

P.S.: Eu acredito que o engano maior da Microsoft seja reciclar esse Sistema Operacional Windows tão ruim, o melhor mesmo seria fazer um novo, do zero de verdade ao invés de ficar reciclando código.