29 de jul. de 2008

Skyfire em fase beta pra Symbian

O tão esperado navegador Skyfire pra Symbian chega finalmente à sua fase beta, muitos já devem ter ouvido falar dele há algum tempo atrás, acredito que várias pessoas ao redor do mundo nem esperavam mais que ele algum dia saísse.
Pois bem, parece que ele vai sim sair, o navegador que promete ser o Opera Killer e que promete também uma experiência bem próxima à da navegação em desktops sem comprometer a erformance do aparelho onde está rodando, isso graças à tecnologia server side por trás dele, o conteúdo será renderizado num servidor antes de ser enviado ao browser do celular. Sites com ajax, javascript, flash e até silverlight seriam acessíveis com o Skyfire. Mas, como alegria de pobre dura pouco, remova seu alazão da chuva, apenas beta testers norte americanos estão sendo aceitos, eu bem que me inscrevi no programa, mas não tenho esperanças de ser chamado, há pessoas cadastradas desde janeiro que não foram chamadas. Caso queiram tentar a sorte basta clicar aqui e se cadastrar. Segue um vídeo dele em ação:



24 de jul. de 2008

Eu e meu Hackintosh!

Estava desde ontem brigando com o pc lá do trampo afim de instalar nele o Leopard, sistema operacional da Apple, após dois dias de trabalho intenso posso respirar aliviado, funciona!
Já havia instalado o Tiger e o Leopard em outras máquinas antes, mas nenhuma instalação saiu perfeita, ou a rede não funcionava, ou o som ficava rouco, ou o vídeo vesgo. Em certa ocasião, de tão azarado que eu estava que sairam todos os problemas de uma vez!
Bom, instalei o Leo na minha máquina do trabalho porque estou acostumado com o mac e porque detestaria usar windows de novo! Ralei atrás de informações que pudessem ser úteis, a máquina ajudou também, a placa mãe é uma GA-945GCM-S2C, modelo bem atual da Gigabyte produzida na Zona Franca de Manaus, equipada com 2gb de ram e um Core Duo (não o confundam com o core2duo!) que me presenteou logo após a instalação com rede, sata e usb funcionais, só isso já bastaria pra muitos, mas como eu pretendo usa-la pra tudo, preciso do Core Image e do Quartz Extreme funcionando, e pra que eles funcionem preciso do vídeo a mil por hora. Felizmente essa placa mãe vem com uma GMA 950 onboard, que pode ser configurada com pouquíssimo esforço, e foi o que fiz! Após algumas horas o QE e CI estavam bombando no monitor de 19" ! O que me deu mais trabalho foi o som, levei umas 3 horas pra deixar ele a 100%.
Vocês talvez pensem assim: "seria bem mais fácil instalar o Windows XP, afinal a placa mãe vem com um CD que tem todo o necessário pro Windows rodar". Bom, é isso que separa o joio do trigo, o bom do mais ou menos, pensem bem nisso. Com isso me distanciei mais ainda do ser comum que usa computador e aceita o lixo que vem instalado nele. Lembem-se: o pc está aí pra isso, ele existe pra suprir as suas necessidades, você pagou por cada bit de memória dele, por cada chip, porque usar recursos da máquina com coisas que você poderia evitar? Exemplo: Anti-virus, anti isso, anti aquilo. Eu com o meu Hackintosh estamos imunes a esses problemas e posso usar todo o poder dele a meu favor.
Quem quiser tentar instalar no seu pc e não souber por onmde começar é só me avisar, terei prazer em ajuda-los a sair da mesmisse!
P.S.: O Mac é parente do Linux, a Apple não é propriedade da Microsoft e o Bill Gates não é dono da Microsoft. O Word, Excel e Powerpoint rodam sim no Mac sem emulação nem gambiarras, duvida? Olhe no site da Microsoft, o PhotoShop nasceu no Mac e roda até hoje muito bem nele e o teu Orkut e MSN vão funcionar perfeitamente bem nele e, o melhor da história, tudo isso sem vírus!!

20 de jul. de 2008

Use o CyberDuck pra syncar folders no Mac


Sincronização, um palavrão sem sentido pra muitos, mas para outro tanto de gente significa salvação. Pastas sincronizadas significam arquivos atualizados em quaisquer situações. No Mac há uma profusão de aplicativos e menu bars que prometem fazer o serviço. Muito porém são pagos e discordo que pra ter nossos arquivos em dia precisamos pagar, um belo erro por parte da Apple não ter incluído tal funcionalidade no seu grande S.O.
Uma alternativa seria usar um AppleScript, quem quiser usar essa solução favor entrar em contato comigo que tenho ele pronto aqui! Outra solução é usar o CyberDuck, um cliente FTP gratuito e bem legal de usar. Tudo o que deve ser feito, após logar, é apontar a pasta no seu HD, então o CyberDuck faz o resto, muito legal pros Webmasters que precisam atualizar uma porção de sites com frequência e já estão ficando com cabelos brancos de tanto fazer isso na unha.
Claro que o Transmit e outros clientes FTP também vêm com essa função, mas muitos deles são pagos e a intenção aqui é justamente poupar uma grana.

14 de jul. de 2008

Não espere nova versão do Opera pro Symbian


Talvez você não saiba, mas amanhã será anunciada oficalmente uma versão beta do Opera 9.5, porém somente pra Windows Mobile.
Aparentemente os desenvolvedores não irão lançar a versão Symbian, pelo visto eles deixaram para trás todas as outras plataformas, exceto o Windows Mobile.

"depois que anunciamos o primeiro beta para o dia 15, muitos de vocês perguntaram se iriamos oferecer uma versão Symbian. Nós iremos oferecer uma versão Symbian, mas vocês terão que esperar um pouco."
"Nós ainda nâo sabemos quando a versão Symbian estará pronta devido ao tempoque as questões de desenvolvimento e qualidade estão demandando. Enquanto isso, o Opera Mini é uma boa alternativa para os Usuários Symbian. No dia 15 lançaremos o primeiro beta para Windows Mobile, então iremos precisar de seu feedback e idéias para melhorar o browser"

Então é isso, não esperem por uma versão Symbian do Opera tão cedo, mas preciso perguntar porque, porque deixaram a maior plataforma de smartphoines de fora da brincadeira? Qual a razão de por na frente uma plataforma não tão popular quanto o Symbian e deixar de lado a plataforma com maior market share?

É realemente muito esquisito considerando que alguns protótipos UIQ estão equipados com a versão 9.5 do Opera e estão funcionando muito bem sem nenhum problema aparente.
Será isso um boicote? Só porque os S60 estão vindo equipados com o excelente browser da Nokia baseado no safari da Apple? Sei que não posso culpar ninguém, tudo isso não passa de negócios e estratégia de marketing. Mas não deixa de ser uma pena termos sido colocados no canto e deixados para trás.

9 de jul. de 2008

My´Sound - player estiloso e cheio de poderes!

Eis mais uma criação do programador Symbian r4ph43l, pra quem não o conhece ele é o criador do Nokmote, um aplicativo que faz um bom uso do acelerômetro presente em certos aparelhos Nokia.
O My´Sound promete ser um player mais que completo, pelo menos é a impressão que tiver ao ver o vídeo, sem contar que prace ser bem divertido de usar, baixar / aumentar o volume, avaçar ou retroceder a faixa são algumas das ações que poderão ser feitas chacoalhando o aparelho, claro que a brincadeira só funciona se o seu smartphone for Symbian e tiver acelerômetro!
Segue aí o vídeo pra vocês degustarem!

7 de jul. de 2008

Y-Profile, freeware legal pro seu celular.


Quem disse que programa bom é programa pago? Eu uso uma porção deles e afirmo que muitos programas gratuitos são tão bons quanto seus equivalentes pagos.
Um bom exemplo é o Y-Profile, um agendador de troca de perfil pro seu celular Symbian, coisa básica, mas que pode nos salvar de muitos micos nessa vida digital injusta, afinal quem nunca esqueceu de silenciar o seu celular ao entrar no cinema ou sala de aula? É aí que o Y-Profile entra.
Vamos a um exemplo bem simples: imagine que você queira por o seu celular no silencioso todos os dias a partir das 22 horas, todos os dias? Bom, você adquirir o hábito e fazer essa rotina todo santo dia, mas se um dia você se esquecer, e por azar alguém te ligar no meio da noite por engano, você irá se lembrar desse programinha! dá pra agendar horários e dias pra que ele altere o perfil pra você. Simples e prático!
O programinha não está assinado e vou ficar devendo screenshots.

5 de jul. de 2008

Tor pra resolver seus problemas "interneticos"

Saca aquele site que você gosta mas que ultimanente não tem conseguido acessar? Um dia, cedo ou tarde, iremos nos deparar com esse probleminha. Como resolver? Achar outro site parecido pode não ser uma opção, como no meu caso por exemplo com o Demonoid, que considero o melhor site de torrents que existe. este site passou por alguns problemas judiciais, voltou ao ar mas com a obrigação de impedir que certos países o acessem. Nào sei se o Brasil tá na lista, mas muitas pessoas têm dado com a porta na cara ao tentar entrar no dito site.

Para esses e outros sites vitais para a nossa sobrevivência existe o Tor! Bom, a finalidade real dele na verdade não é essa (acessar sites proibidos pra nós), ele foi criado para garantir a privacidade durante o uso da internet, mascarando as nossas conexões, muitas pessoas o usaram tempos atrás pra ver um certo vídeo no youtube de uma certa pessoa famosa, mas devivo ao seu funcionamento peculiar ele pode sim ser usado pra tal finalidade!

Algumas informações contidas no site do Tor devem ser observadas:
Apenas instalar o Tor NÃO garate a anomização. Existem outras armadilhas que voce deve observar:
  1. O Tor apenas protege os programas que estão configurados para direcionar o tráfego de dados pelo Tor — Ele não garante um tráfego seguro apenas porque instalou. Nós recomendamos que voce use o Firefox com a extensão Torbutton.
  2. Os plugins de Java, Flash, ActiveX, RealPlayer, QuickTime, Adobe's PDF, e outros podem ser usados para revelar o seu IP. Voce provavelmente deve remover esses plugins (va para "sobre:plugins" para verificar o que esta instalado, ou verifique QuickJava, FlashBlock, e NoScript se voce realmente precisa deles. Considere também remover as extensões que procuram informações enquanto voce digita (ex. Google toolbar), ja que eles podem passar informações sensíveis. Algumas pessoas preferem usar dois navegadores (um para o Tor, e outro para uma conexão não segura).
  3. Cuidado com os cookies: se voce navegar sem o Tor e o Privoxy e o site instalar um cookie, esse cookie pode lhe indentificar mesmo quando voce voltar a usar o Tor. Não se esqueça de apagar os cookies frequentemente. O CookieCuller pode ajudar a proteger os cookies que voce não quer perder.
  4. O Tor esconde a origem do trafico, e encripta tudo o que está dentro da rede do Tor, mas ele não pode encriptar o tráfego entre a rede do Tor e o destino. Se voce envia dados sensíveis, voce deve ter os mesmos cuidados que voce teria com a medonha internet aberta — use HTTPS ou outros softwares de criptografia.
  5. Enquanto Tor previne ataques vindos de sua rede local para descobrir ou influenciar o seu destino, ele também abre novos riscos: Nodes de saida mal configurados ou maliciosos podem lhe mandar para páginas erradas, ou até mesmo manda-lo para applets feito em Java camuflados como dominios que voce confia.

Tá dada a dica! Espero que possa ser útil pra vocês.