14 de mai. de 2008

Apple lançando novo gadget durante a WWDC?

Segundo alguns sites especializados em rumores Apple, a empresa de Cupertino estaria prestes a lançar um novo PDA, seria o renascimento do Newton!
Conforme se aproxima a WWDC, os rumores ficam cada vez mais fortes e já surgem até previsões quanto ao hardware do equipamento: tela com recurso multi-touch de 720 x 480 rodando uma versão do Mac OS-X Leopard, ele teria a mesma aparência do Iphone, porém com dimensões diferentes.
Tudo isso pode não passar de uma confusão com o novo modelo do Iphone 3G e deixar muitas pessoas pra lá de frustradas. Mas um novo PDA da Apple é mais que esperado, ficou um espaço vazio no portfolio da Apple depois que o Newton saiu de linha, e ao contrário do Newton, que foi um PDA à frente do seu tempo, este novo PDA da Apple encontraria um mercado mais maduro e pronto para aceitar a novidade, o mercado já foi testado pelo Iphone.

7 de mai. de 2008

Server Control, meu primeiro Mac app!

Bom, programo em php e ActionScript, porém confesso que nunca tive o menor interesse (nem saco pra falar a verdade) de aprender a programar em VB, Delphi ou em qualquer IDE orientada a objetos. Sempre achei um saco ficar horas diante do pc digitando códigos e posicionando objetos (os programadores que perdoem, mas acho isso um tédio). No Flash é tudo muito fácil e simples a ponto de ser até divertido.
Recentemente esbarrei no RealBasic, uma IDE orientada a objetos pra lá de simples, orientada a objetos e com cara de navegador web. Até aí nada de mais (além da cara de Firefox) o que me deixou interessado pelo treco foi a promessa de desenvolver para Windows, Mac e Linux ao mesmo tempo. Achei essa promessa difícil de engolir devido a enormes diferenças entre as três plataformas, o Mac usa aqua, o linux usa uma salada na interface (glade, gtk entre outras coisas), o windows usa sei lá o quê, então como em nome do santo código fonte o RealBasic poderia compilar pras três plataformas de uma só vez?? Tá legal, pensei, baixei o bixo, instalei no meu Mac e resolvi tentar fazer algo, e para minha surpresa eu consegui! Não apenas um "Hello World" de principiante, mas eu fiz um programa realmente, com uma utilidade, funcional e simples. Apesar de ter compilado apenas pra Mac, ei é o meu primeiro programinha, não acharam que eu ia conseguir chutar o balde de cara né?
A cria foi batizada de Server Control, está no Macupdate e em pouco menos de 3 horas passou dos 100 downloads, apesar de ninguém ter dito nada sobre ele ainda, mas afinal qual a utilidade dele?
O dito cujo foi criado devido a uma enorme necessidade minha: parar e por pra rodar meus servidores Apache, Tomcat, Mysql e Postgres que uso pra testar uma série de coisas que crio aqui. Deixar algo rodando no seu computador é anti-produtivo pois consome memória RAM que poderia ser usada para outras tarefas. Então passei semanas procurando por algo que me permitisse, ligar e desligar meus servidores quando necessário.

Dêm uma olhada nele, é de graça e pode até ser útil pra você, clique aqui e faça o download!