24 de abr de 2008

ROMPatcher, a revolução!

Pra vocês que curtem um smartphone Symbian como eu e também gostam de um hack básico o ROMPatcher é a ferramenta do momento! Depois de algum tempo usando a plataforma Symbian, dá até pra ficar frustrado e cair na monotonia. É um tal de "instala programa, remove programa, usa programa, gasta os tubos com GPRS, gasta a bateria com wi-fi, etc", mas mexer e fuçar no coração do bixo (que nem fazemos nos nossos computadores) que é bom, nada. Nada até agora, o ROMPatcher, criação de alguns membros do Symbian-Freak, permite que, finalmente, possamos alterar o sistema operacional por meio da aplicação de patches e torna-lo mais interessante. As alterações são apenas temporárias, ela duram enquanto o aparelho estiver ligado, desligou volta tudo ao normal, sendo necessária a realicação do patch novamente.
Num primeiro momento, pode-se pensar que vai ser mais uma chatisse pra lista, ter que ficar aplicando o seu patch preferido toda vez que ligar o celular, mas é um jeito seguro de fazer hack afinal se der zica é só desligar e ligar o coitado novamente.
Por enquanto a lista de patches é bem curta, mas promete crescer e pg, então dê uma passada no Symbian-freak e pegue a sua cópia, é de graça!

De volta à ativa

Depois de quase um mês longe daqui, culpa do trabalho, estou voltando com alguma coisa nova. Daqui pra frente tentarei por no mínimo uma matéria nova por semana, sempre relacionadas à Apple, celulares e tecnologia só pra variar!

1 de abr de 2008

Controle o celular sem toca-lo!

Nas minhas andanças pelo "Youtuba" achei esse vídeo no mínimo interessante, onde os camaradas controlam seus celulares através de gestos em frente à câmera. Mistério? Mágica? Fake? Bom, segundo as explicações, o fato se dá pelo processamento de imagens e pelo de algoritmos que identificam os movimentos e passam os comando relacionados ao gestos pra interface do celular, simples assim!
Essa tecnologia está voltada aos games, mas o vídeo mostra que ela é capaz de controlar praticamente tudo no celular, galeria de imagens, music player e pode-se até navegar pela interface do aparelho (acredito nisso, apesar de não ter sido mostrado no vídeo). Ela funciona tanto com a câmera principal do celular como com a câmera VGA pra vídeo conferência presente nos celular 3G e parece ser mais promissora que a tecnologia do acelerômetro (se você não sabe do que estou falando, corra até uma loja e faça um test-drive com o Nintendo Wii).
Apesar de interessante ela não é nenhuma novidade, já vi alguns games pra celular com reconhecimento de imagens, mas na ocasião eles reconheciam cores e algumas silhuetas, esses caras realmente deram uma aperfeiçoada e tanto. Acho que a partir desse ponto teremos uma nova geração de games, cada vez mais interativos.